sexta-feira, 22 de agosto de 2008

resenha I A relação professor-alunos

Gil Villa, Fernando
Crise do professorado: Uma análise crítica / Fernando Gil Villa, (Tradução de Talia Bugel) - Campinas, SP: Papirus. 1998, - (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).
O capítulo cinco da obra Crise do professorado: Uma análise crítica traz como objetivo passar para o leitor que a relação entre professor-alunos não é a mais fácil de todas. os alunos apresentam resistência ao professor que vai desde copiar todas as anotações até mesmo as brincadeiras à agressão física. O texto é de fácil intendimento, não necessitando assim de um conhecimento acadêmico para que haja compreensão. Para comprovar a sua tese da difícil relação professor-alunos, o autor utiliza estudos e pesquisas de outros autores. Afim de reforçar a sua mensagem, também faz o uso de comparações. Como resultado de sua pesquisa percebe-se que o aluno e professor fazem parte de diferentes mundos em que o professor domina e o aluno é subordinado. Para resistir a essa subordinação o aluno fica em constante estado de inercia que inferioriza o professor passando-lhe a impressão de estar dando aula sem alunos, pois eles (os alunos) não participam das aulas, se distraem e não vão a escola com frequencia. Em alguns casos estudam apenas por almejar um cargo melhor, uma posição melhor. Não amam o que fazem pensam apenas em poder tirar um proveito do tempo em que eles (os alunos) dão como tempo perdido. caracterizado no texto como alunos falsos. Falta a interação entre professor e aluno. Com a tecnologia no auge, essa relação ficará ainda mais curta ou até inexistente, sendo substituído o contato professor-aluno por uma educação a distância.
A obra de Fernando Gil Villa é excelente, pois revela situações cotidianas que muitas vezes não paramos para analisar a sua origem. Quantos alunos já não se distrairam em aula? quantos professores desitiram de dar aula! Mas eu nunca parei para analisar o porquê dessa rivalidade. O texto me fez despertar sobre minhas atitudes. É comum professores discutir os alunos e mais comum ainda alunos discutirem professores... mas aonde estaria a falha? no dominado? no dominador? em ambos? O que mais me chamou atenção no texto foi a objetividade em que o autor trata a questão. Não se sabe quem esta certo, mas não podemos fechar os nossos olhos diante da realidade presente no livro. Todos nós resistimos! Todos queremos dominar, mas não queremos nos deixar ser dominados. Mesmo com a riqueza de informações, clareza, objetividade, coesão, o autor deixa a desejar no primeiro parágrafo, pois utiliza uma linguagem obscura, de difícil intendimento que pode levar o leitor a desitir de ler o texto por sentir dificuldade no início. No demais, a obra de Fernando Gil é riquíssima em informações e esclarecimentos que podem nos transformar em alunos melhores, em professores melhores. Essa obra é indicada para todo o aluno e para todo professor que queira compreender a si próprio.

Ana Paula Ferreira

Um comentário:

Josemar disse...

Paula, visitei seu blogger e gostei de seu trabalho, parabéns!!