quarta-feira, 15 de outubro de 2008

resenha III O Ensino da Educação Física na Educação básica,Relações com a Antropologia

Oliveira de Mariz Gilmar José.O Ensino da Educação Física na Educação básica,Relações com a Antropologia . IN : A Educação física Escolar e antropologia contéudos cultural e biologico , Wieczoreke Aparecida Silvana;CEPEUSP-São Paulo ,Brasil, 1999.

O capítulo 6 Educação Física escolar e antropologia: conteúdos cultural e biológico da obra Educação Física na Educação básica: Relações com a antropologia, é dividida em cinco tópicos: introdução, os valores culturais e a educação escolar, Educação Física e a Antropologia, dimensões antropológicas da educação escolar e as considerações finais, em que o autor possui uma visão histórica e biológica para tratar o tema central: contribuição da antropologia na Educação Física. Para desenvolver o tema, o autor faz o uso de citações e definições, deixa explicito que a antropologia estuda a origem e a cultura do homem, sendo assim, considera o indivíduo como ser ativo por natureza, variando as suas atividades por cultura. O professor de Educação Física deve ter um conhecimento antropológico, para que os valores culturais transmitidos por ele, não entre em choque com os valores dos alunos nem com os da escola, pois os pais tendem a matricular os filhos em instituições com os valores próximos aos da base familiar, deixando bem claro que a escolas não tem estrutura para receber que possuem problemas emocionais em sua base familiar, ou seja, problemas disciplinares, tendo os professores, focar o conteúdo e os objetivos da aula nos alunos, evitando assim, seguir uma linha universal, para que os valores e as culturas não entrem em conflito com as aulas. Com a sua revisão bibliográfica, o autor conclui que a antropologia é muito útil para a Educação Física, pois o professor tem que levar em consideração os aspectos culturais do aluno, sendo que a antropologia favorece essa compreensão. Sendo assim, o componente curricular Educação Física ganhará mais importância quando os professores passarem a considerar os aspectos culturais e biológicos dos alunos.Essa obra nos traz a importância em trabalhar com o aluno sem segmentações, ou seja, levar em consideração que o aluno tem uma vida fora do âmbito escolar, sua cultura e sua base familiar influencia diretamente sobre o aprendizado dos alunos, não devendo essa cultura ser alvo de conflito. O autor cumpriu o seu papel , pois o que ele pretendia passar, ou seja, a importância da antropologia na educação física foi cumprida, pois houve a compreensão de que é importante saber da bagagem cultural do aluno e respeitar seus limites. Coeso, coerente e objetivo este texto é indicado para professores atuantes e em formação para que não venha a cometer os erros que geram os maiores conflitos no âmbito escolar, que é a desconsideração do que vem a ser o aluno fora da sala de aula, esquecendo assim, que este possui valores e cultura que não cabe a escola mudar, mas sim lapidar e acrescentar novos elementos.

Ana Paula Ferreira

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