quarta-feira, 15 de outubro de 2008

resenha IV Reflexões filosofica sobre a educação fìsica

Santim, silvino
educação fisica:uma abordagem filosofica da corporeidade,IN:Reflexões filosofica sobre a educação fìsica/ Silvino Santim-2.ed.rev-Ijui :ed unjui,2003-168p-(colção educação fìsica)

Com uma reflexão filosófica, o autor traz como objetivo principal a desvalorização da Educação Física, ,consequente da falta de compreensão da mesma. As dúvidas relacionadas à Educação Física começa com o seu nome, devido ao fato de considerar apenas uma dimensão do homem, enquanto educação deveria englobar todas as suas dimensões e, não segmentá-lo em corpo X mente, em que haveria um nível de educação para desenvolver os valores da mente e outro nível para os valores do corpo, contudo se olharmos o mundo com uma visão filosófica, perceberemos que o corpo não tem muito valor, que o que sobressai no homem é o seu intelecto, devendo assim, ser trabalhado. Motivo pelo qual educação física deveria ser entendido como treinamento físico e a educação deveria ser reservada para a essência do ser humano, ou seja, a psique, o intelecto e a alma, sendo o treinamento algo reflexo e mecânico. Em diversas culturas o corpo só tem importância para as demonstrações intelectuais, sendo que a Educação Física ganha importância em educar o corpo, pois um corpo são leva a uma mente sã, no entanto para os cristãos, o corpóreo aparece apenas como um templo para se pagar penitências. Apesar de contradições da época o autor pode concluir que mais do que uma Educação Física é necessário uma Educação humana, em que o homem seja trabalhado como um todo e que esta educação não deve basear-se em movimentos repetitivos e sim em gestos, pois os gestos se expressão e, mesmo que executado várias vezes sempre será um gesto novo pois a criatividade não cansa, ao contrario da repetição. Talvez pelo tédio de alunos e professores que a Educação Física é transformada em algo repetitivo esquecendo-se de vê-la como uma arte.
O texto nos traz o porquê da desvalorização da Educação Física na atualidade e o estereotipo criado a cerca do professor de Educação Física. Pode-se perceber que essa desvalorização não é recente. Podemos visualizar essa desvalorização em um trecho do texto que diz: “...quando a escola abriu as portas para a Ed. Física, foram as portas do fundo, cedendo espaços sobrados e os horários rejeitados pelas outras disciplinas.[...]” Percebe-se assim que o professor de Educação Física é visto como aquele que educa o homem como corpo segmentado, ou seja, o corpo como matéria. Motivo pelo qual Educação Física não reprova aluno, professor de Educação Física não participa de conselhos de classe, e a sua função é apenas ensinar jogos, em sua maioria, movimentos repetitivos, trabalham apenas na quadra, cuja função principal, se não única, jogar a bola para os alunos. Apesar de o autor citar a chamada educação humana percebe-se que ela esta muito longe de alcançar plenamente a nossa realidade, já que não se acredita que o professor de Educação Física tenha bagagem o suficiente para lecionar realmente uma educação que propõe a unificação de corpo e mente, e que vai muito além de movimentos repetitivos, com capacidade e conteúdo suficiente para formar muito além de corpos mecânicos, formar pessoas com caráter e discernimento para tomar as iniciativas fundamentais para viver em sociedade, que bem pouco é incentivada por outras disciplinas. Apesar de o texto ser informativo, ele apresenta algumas contradições, já que acaba sugerindo um novo nome para a Educação Física, mas no parágrafo seguinte, trata-se como se esse título não existisse, quebrando assim, a harmonia e a coerência do texto, não tendo uma pessoa conhecimentos prévios, condições de interpretá-lo em sua essência. Essa obra é indicada para todos que sintam necessidade de compreender o porquê da desvalorização da Educação Física.

Ana Paula Ferreira

2 comentários:

Fernanda disse...

sua resenha está muito boa. sua abordagem está clara e objetiva. parabens!!!
Marilia e Fernanda

danizinha disse...

Oi paulinha!
Sua resenha esta excelente,apresenta os elementos necessários de uma resenha que são os dados bibliografico,resumo e a indicação da obra.
Seu texto tem coerencia além de nos mostrar que voce realmente compreendeu o texto.
Paabéns!!!
Te dolo!
Bjs